Professora Gilciele

Diversidades Culturais

A cultura Alemã em Ponta Grossa - Paraná

Oi pessoal eu sou Gilciele, acadêmica do curso de licenciatura em pedagogia da faculdade Uninter, e vim aqui hoje falar um pouco do meu portfólio sobre diversidades culturais. Eu escolhi como tema a chegada dos imigrantes alemães até aqui a nossa cidade de Ponta Grossa, e o motivo pelo qual escolhi esse tema, foi pela contribuição econômica, cultural e social que esses imigrantes trouxeram para nossa cidade.

Vale lembrar que Ponta Grossa teve sua origem e seu povoamento ligado ao caminho das tropas, e foi elevada a cidade em 1862 segundo os dados do site da prefeitura da cidade, com a elevação à cidade, cada vez mais pessoas começaram a chegar por aqui e foi nesse momento que chegaram também os primeiros imigrantes que contribuíram muito para o crescimento e para melhoria da nossa cidade.

Os primeiros imigrantes alemães que chegaram aqui em Ponta Grossa foram os que emigraram de Santa Catarina para cá, além deles não se adaptarem com as terras de Santa Catarina, o calor era intenso, e para Alemães acostumado com frio o litoral realmente não é o lugar mais indicado. Então, com a chegada desses imigrantes aqui em Ponta Grossa, acabou rompendo com o sistema econômico dominante que consistia até então em pequenas lavouras de subsistência e na criação de gado soltos em grandes propriedades particulares de poucos donos, esses alemães eram conhecidos como alemães do Volga e eles se estabeleceram aqui em forma de colônias, algumas até bem próximas da cidade. Dedicaram-se também ao cultivo do trigo, porém não tiveram muito sucesso, devido às condições dos terrenos que eles ocupavam, então eles acabaram voltando para outras atividades, como por exemplo, o cultivo de outros cereais e a criação de animais. Alguns desses imigrantes, acabaram mudando para o ramo do transporte com os carroções e do comércio, nessa última atividade, o comércio, alguns imigrantes alemães prosperaram muito e eles sempre estavam ligados na tendência do mercado, como por exemplo, exploração de tabernas na periferia da cidade, açougues nas zonas urbanas, fábricas de banha e casas comerciais varejistas e atacadistas, entre outras atividades. Essa acessão, foi continua e determinou uma mudança radical na sociedade local, grandes empresas prosperaram muito com a chegada desses imigrantes alemães e dos seus descendentes.

Com relação à diversidade cultural, esses imigrantes têm uma diversidade e costumes entre eles próprios, são distintos dialetos, ramos profissionais, hábitos e práticas religiosas, e tudo isso se deu com a vinda deles aqui para o Brasil. Muitos imigrantes, provenientes de diferentes regiões, acabaram viajando juntos no mesmo navio até chegar aqui no Brasil, eram costumes e culturas diferenciadas que se misturavam naquele momento, como a dança, o idioma, a culinária, a religiosidade, vestuários e o folclore. E muitos desses costumes e cultura permanece até hoje aqui na nossa cidade de Ponta Grossa, como por exemplo, a culinária germânica que é diversificada na confecção de pães, bolos e doces, e também do consumo da carne suína e de embutidos, não podemos deixar de lembrar também da salsicha que ficou conhecida aqui em Ponta Grossa como vina, por vir de um tipo de salsicha vienense que é tradicional da Alemanha. Os chopes alemães e as cervejas também fazem parte aqui da nossa cultura pontagrossense, e é possível encontrar essas bebidas no cotidiano e em grandes festas e eventos, como a festa nacional do chopp escuro, aqui na cidade conhecida como MünchenFest, uma festa tradicional alemã, que mostra um pouco da cultura e da tradição desses imigrantes que chegaram até aqui.

Para finalizar eu vou apresentar para vocês a Frida.

Ela é a minha mascote, eu a fiz com sobras de feltro e alguns tecidos para representar um pouco dessa cultura alemã que contribuiu muito para o crescimento da nossa cidade de Ponta Grossa.

Obrigada!    




Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem